terça-feira, 1 de março de 2011

Comunicação - 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

A base para se falar em texto


A comunicação existe a partir da interação entre pelo menos duas pessoas.
Para que ocorra a comunicação torna-se necessário o entendimento entre as partes
Esse entendimento acontece quando a Língua falada entre elas é a mesma, ou pelo menos que o receptor conheça e entenda essa língua
Podemos exemplificar como língua, o idioma falado pelo emissor

EMISSOR: é quem emite a mensagem, isto é, o conteúdo ao receptor, para que ocorra a comunicação
RECEPTOR: é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor
MENSAGEM: é o conteúdo a ser emitido e recebido, isto é, o alvo da comunicação
LÍNGUA: é, por exemplo, o idioma “falado”, isto é, a forma de transmitir  o conteúdo (mensagem). Ex: língua portuguesa, inglesa, francesa etc.

CANAL: toda mensagem é transmitida através de um canal: fala, dança, libras...
CÓDIGO: consiste na forma a ser transmitido o conteúdo, podendo ser VERBAL ou NÃO VERBAL, sendo parte da comunicação verbal, as palavras, podendo ser faladas, escritas ou transmitidas através de libras, e parte da comunicação não verbal, a música, dança, imagem(ex: pintura) etc.



 Caso um componente da comunicação visto até agora falte no processo comunicativo, NÃO ocorrerá a comunicação



RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

1 – Quais são os elementos fundamentais para que haja a comunicação?
2 – O que impede que ocorra a comunicação?
3 – Em uma aula onde o professor está explicando a importância de preservarmos nosso meios ambiente aos alunos de um quinto ano, informe os elementos da comunicação


4 – Em um diálogo entre mãe e filha que conversam sobre o mau resultado da menina em uma prova de matemática, informe e explique os componentes que formam a comunicação
5 – Uma escola recebe um novo aluno, vindo da Inglaterra, o qual tem sua primeira aula de História do Brasil, com um professor que não fala inglês. Nesse caso, teremos a comunicação? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário